0 desenho de soluções interactivas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a omplexidade destas.
A seguir são enumerados alguns dos requisitos a considerar:
• definição da solução interactiva a desenvolver;
• caracterização do tipo de imersão pretendido;
• avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
• definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador;
• avaliação de recursos e capacidades:
• selecção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
• criação e edição de formas geométricas e texturas;
• descrição da visão estereoscópica:
• caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;
• modelação da acção física do sistema;
Para o desenho de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual é necessário envolverconhecimentos de diversas áreas, que permitam a modelação de objectos, a ligação de computadores em redes, a implementação de sistemas de processamento em tempo real e o desenvolvimento deprogramação orientada a objectos. Para tornar esta tarefa mais acessível e rápida, sem perder capacidades, foram criadas ferramentas, genericamente conhecidas por VR TooIKits, permitindo a criação de programas de realidade virtual. As ferramentas são essencialmente bibliotecas expansíveis com colecções de funções orientadas a objectos e às especificações da realidade virtual. Através da utilização das funções, o objecto simulado passa a pertencer a uma classe e a herdar os seus atributos por defeito. Desta forma, podem ser simplificadas as tarefas de desenvolvimento de um programa complexo, uma vez que permite ao programador escrever e acrescentar módulos aos programas. Estas ferramentas permitem, na sua maioria, a importação de imagens a partir de programas como o AutoCad, a ligação de dispositivos periféricos específicos da realidade virtual e o trabalho com efeitos de iluminação, sombreamento e textura dos objectos, funcionando de forma independente do hardware.
Existem diversas ferramentas para a criação de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual : Dl-Guy, Gizmo3D, Virtus WalkThrough Pro, WorldToolKit para Windows, VRML e CAVELib.
Fonte: Textos de apoio da disciplina
Sem comentários:
Enviar um comentário